CAVIM - Pastoral Universitária

segunda-feira, fevereiro 09, 2009

LEITURA ORANTE DA BÍBLIA



Este método simples de leitura orante da Bíblia nasceu em Lumko, África do Sul, e está especialmente indicado para pessoas que querem partilhar a sua fé em grupo. O que mais se valoriza nele é deixar-se “tocar” pela Palavra e partilhá-la.
O mesmo texto é lido três vezes. Eis os passos a seguir:
1 - Acolher-se, tomar consciência da realidade actual, abrir o texto, dar alguma informação sobre o contexto do texto, invocar o Espírito Santo (oração, cântico).
2 - Escuta-se o texto pela primeira vez. Silêncio de alguns minutos. Partilhar a palavra do texto, o versículo em que “tropeço”, que mais me toca, ou simplesmente recontar o texto de modo pessoal. Não fazer comentários, dizer simplesmente a palavra ou versículo. Depois de todos terem participado, pode-se cantar um refrão.
3 - Escuta-se o texto pela segunda vez, durante a qual tentamos lembrar os participantes que repararam nesses versículos. Silêncio de alguns minutos. Partilhar a palavra da vida pessoal, ou seja: porque reparei nesta palavra ou frase, o que é que isto quer dizer hoje para mim? Que experiência de fé tenho neste assunto? Cada um fala no singular, dizendo “eu, na minha vida...”, e procura ser breve, para que todos tenham ocasião de partilhar. Não julgar ou moralizar, não discutir.
4 - Escuta-se o texto pela terceira vez, ligando ao texto as experiências de vida que foram partilhadas pelos membros do grupo. Silêncio de alguns minutos.
Resposta concreta ao texto e à vida, qual a luz que em oração cada um recebeu para agir.
5 - O caminho da Comunidade indicado pelo Espírito Santo: depois de todos terem partilhado pessoalmente a resposta, em oração, a comunidade pergunta: qual é o caminho que o Espírito Santo nos está a indicar como comunidade de fé? Que palavra nos poderia resumir a resposta? O caminho da comunidade poderá encontrar-se: estando atento ao que cada membro falou e rezando para que o Espírito Santo nos mostre a perspectiva comum.
6 - Oração final, por exemplo um cântico e um Pai-nosso de mãos dadas, simbolizando a comunhão que realizamos, partilhando as nossas vidas e experiências de Deus.
Pessoalmente, e juntos como comunidade, discernir por onde o Espírito Santo nos orienta. Resumindo:
Palavra na boca, lê (leitura), Palavra no coração, guarda e tenta compreender (meditação), Palavra no pé, pratica, faz o que Deus te diz (acção).
Por outras palavras: o que diz o texto? O que o texto me diz? O que é que o texto me faz fazer em resposta a Deus?

Haverá outra forma de transmitir o Evangelho que não seja a de contar à outra pessoa a experiência pessoal de fé? (Paulo VI, EN 46)

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial