CAVIM - Pastoral Universitária

sexta-feira, fevereiro 01, 2008

Quaresma: tempo de renovação espiritual

A Quaresma é um tempo de renovação espiritual para a Igreja, tempo de conversão e de fidelidade, tornando-a mais profundamente Povo do Senhor. A Quaresma é como diz S. Paulo" o tempo favorável, o dia da salvação" (2Cor.6,2).
Que significado tem a Quaresma no contexto da nossa sociedade contemporânea? Que interpelações nos coloca?
A primeira interpelação da Quaresma é a de tomarmos Deus mais a sério. É o apelo à conversão e à reconciliação (Jl. 2,12-13; 2Cor. 5,20). A primeira manifestação desse "tomar Deus a sério", é redescobrir a Sua Lei, a santa Lei de Deus. O caminho de obediência à Lei de Deus é difícil e exigente, mas é possível com a força do Seu amor. Só Deus torna possível a nossa fidelidade, vivendo a vida segundo a Sua vontade, percorrendo os caminhos do Seu desígnio.
A Quaresma é um tempo em que somos chamados a viver ao ritmo da graça, recorrendo a todas as ajudas que, para isso, Deus nos dá, por Jesus Cristo, através da força sacramental da Igreja. Muitas das nossas fragilidades devem-se ao facto de reduzirmos a nosa vida à ordem da natureza, esquecendo que a rectidão natural, mesmo que se consiga, não é ainda a santidade.
A Quaresma contém uma forte interpelação à conversão, o que significa aceitar os nossos pecados e a confiança na misericórdia transformadora de Deus. Somos todos pecadores e talvez o nosso principal drama seja o já não identificarmos os nossos pecados, no concreto da nossa vida. E essa situação só mudará, se nos convertermos ao Deus Vivo e voltarmos a amar a Sua Lei. A conversão é uma experiência de realismo e de confiança: realismo de quem reconhece o seu pecado, confiança na infinita misericórdia de Deus: "Ele é clemente e compassivo, paciente e misericordioso, pronto a desistir dos castigos que promete" (Jl. 2,13).
A caminhada da Quaresma não pode ser só individual. Os caminhos da conversão devem ser percorridos em Igreja e pela Igreja. A conversão do Seu Povo é o grande desejo de Deus, pois só isso não tornará inútil a morte de Jesus Cristo. A expressão comunitária tem de envolver e fortalecer a caminhada individual.

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial